quarta-feira, 30 de março de 2011

Promoção do conhecimento como estratégia de gestão


Por Patrícia Carvalho*

O mundo corporativo e a sociedade no geral estão inseridos num contexto de complexidade, no qual fenômenos econômicos e sociais são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. A globalização é uma realidade da qual não se pode escapar. Com as mudanças frequentes impostas pelas novas exigências do mercado, paradigmas estão sendo quebrados, como por exemplo, considerar como bens da organização apenas o que podem ser mensurados qualitativa e quantitativamente.

As novas estruturas organizacionais consideram o conhecimento como o principal recurso produtivo, portanto, as medidas numéricas e quantitativas não são suficientes para dar valor a esse recurso. As empresas que alcançaram o sucesso têm a competência organizacional, o Know-how tecnológico, o conhecimento do mercado, a fidelidade de seus clientes, a cultura corporativa, os parceiros de alianças estratégicas etc como seus bens mais preciosos, pois, são eles os responsáveis pelo diferencial e pela capacidade de inovação de cada uma delas.

É nesse cenário que a gestão do conhecimento assume papel importante nas organizações, porque se tornou um recurso estratégico para as pessoas e empresas. O conhecimento tem sido uma questão central para todas as sociedades; foco de trabalho de muitos filósofos desde a antigüidade, teólogos, cientistas, humanistas etc., apenas recentemente, passou a ser entendido, pelas empresas, como recurso estratégico de diferencial e vantagem competitiva, sendo assim se torna cada vez mais necessário o interesse em desenvolvê-lo. É preciso descobrir todo potencial que existe dentro da organização, desenvolver suas competências e definir um planejamento de retenção de talentos que faça com que o conhecimento permaneça “dentro de casa”.

O conhecimento por si só não proporciona poder de competição para uma organização, é preciso que haja uma gestão responsável pela implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento. Precisamos pensar nisso.


Patrícia Carvalho - Publicitária, economista, psicóloga organizacional pós-graduada com MBA em Gestão de Pessoas e mestranda em Psicologia Social (PUC-SP). Palestrante, consultora, há 15 anos pesquisa e desenvolve projetos nas áreas de desenvolvimento humano e organizacional. Coordenadora de pesquisa e desenvolvimento do Programa Aplicado de Estudos da Personalidade – PAEP e Projeto de Apoio Psicossocial e Vocacional – PAP.

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